NOTA 77 - A RAINHA DE COPAS - de Matt Ridley
1 - Em biologia,este conceito de que todo o progresso é relativo passou a ser conhecido pelo nome de "Rainha de Copas". As teorias da Rainha de Copas dizem que o mundo é competitivo até à morte.
2 - Existe uma natureza humana típica,universal,comum a todos os povos. Na realidade,existem duas naturezas humanas : a masculina e a feminina.
........:::::::.......
Magnífico livro este "A Rainha de Copas",de Matt Ridley,doutorado pela Universidade de Oxford,investigador na área da Biologia. "Entra a correr a Rainha de Copas.Esta monarca peculiar tornou-se parte da teoria biológica há 20 anos e tem vindo a aumentar de importância nos anos que se seguiram.O seu primeiro profeta é L.Van Valen "com uma barba grisalha que é mais longa do que a de Deus,mas não tão comprida como a de Charles Darwin". "A Rainha de Copas" - uma nova lei evolutiva,cujas teorias dizem que o mundo é competitivo até à morte. E que as causas biológicas (varíola,tuberculose,gripe,pneumonia,peste,escarlatina,diarreia,etc.) matam mais do que as causas físicas(seca,geada,fome,guerra,etc.)
Estamos perante um livro sobre a evolução da Natureza Humana e sobre o papel do sexo nessa evolução. Mas,não se pense que é um livro de leitura fácil. Como diz o autor,pode ser uma tarefa dura,nomeadamente os 1ºs capítulos. Contudo,"não devemos comer o bolo de chocolate,enquanto não acabarmos o pão com manteiga". O pão com manteiga parece que vai até à pág.181. Depois,começa o bolo com chocolate...
Diz o autor que a "natureza humana" é um produto da cultura,mas a cultura também é um produto da natureza humana,e ambas são o produto da evolução. Existe uma "natureza" humana universal,mas os seres humanos são indivíduos e todos os indivíduos são ligeiramente diferentes."As sociedades que tratam os seus membros constituintes como peões idênticos depressa têm problemas." Em História,o tempo desgasta a vantagem.Todas as invenções,mais cedo ou mais tarde,conduzem a contra-invenções.E a história evolutiva não é diferente:o progresso e o sucesso são sempre relativos. Cá temos a "rainha de copas"! - o mundo onde o leitor nunca ganha,apenas ganha um adiamento temporário. É a eterna e permanente batalha entre parasitas e hospedeiros. Existem 3 maneiras de os animais se defenderem dos "parasitas": 1ª- crescerem e dividirem-se suficientemente para correrem mais do que eles; 2ª- o sexo,do qual prontamente surgem mais animais; 3ª- um sistema imunitário.
Assim,o sexo está relacionado com a doença.É utilizado para combater a ameaça colocada pelos parasitas.Os organismos necessitam do sexo para manterem os seus genes um passo á frente dos seus parasitas, Há,assim,semelhança entre o sexo e a vacinação. Por outro lado,o sistema imunitário consiste em glóbulos brancos,dos quais existem cerca de 10 milhões de tipos diferentes. O sexo dos seres humansos é determinado pelos seus cromossomas. "Quando o leitor foi concebido,o óvulo da sua mãe foi perseguido por dois tipos de espermatozóides do seu pai,um contendo um cromossoma X e o outro um cromossoma Y. O que lá chegou primeiro decidiu o sexo do leitor. A principal finalidade do sexo é proporcionar imunidade contra parasitas aos descendentes.
Diz Matt Ridley que o fascínio humano pelo casamento monogâmico vem de longe e é "uma verdade curiosa que o laço do casamento monógamo tenha sobrevivido á Babilónia despótica,à Grécia lasciva,à Roma promíscua e á Cristandade adúltera,para emergir como o centro da família na idade industrial."
Refere-se á promiscuidade homossexual e diz que "as lésbicas,livres dos constrangimentos impostos pela natureza humana,não se envolvem subitamente na promiscuidade sexual,e afirma que as causas da homossexualidade masculina têm a ver com deficiências de testosterona e reside em algum equilíbrio invulgar de influência hormonal no útero e que,por isso,a homossexualidade é determinada geneticamente. Existem na actualidade - diz o A. - 3 equipas de cientistas americanos que procuram o "gene da homossexualidade". Por seu lado,o adultério e a sua desaprovação são ambos "naturais" e o ciúme é uma "característica humana universal" presente em todas as culturas,e que o homem tem de manter uma rotina de sexo duas vezes por semana durante anos. As complicações durante o parto são particularmente frequentes na espécie humana pelo simples motivo de o tamanho da cabeça na altura do nascimento ter vindo a aumentar a grande velocidade durante os últimos 5 milhões de anos.
Existem mentes diferentes entre homens e mulheres que são causadas por genes que respondem à testosterona. No que diz respeito à inteligência,não existe motivo para acreditar que os homens são mais estúpidos do que as mulheres ou vice-versa,e a preferência masculina por parceiras jovens implica parcerias para toda a vida. As preferências éticas modernas são pela monogamia,fidelidade,igualdade,justiça e liberdade sem violência.
Se as novas teorias estão corretas,a evolução da cabeça grande do homem foi o resultado de uma competição sexual do tipo "rainha de copas" entre indivíduos do mesmo sexo. Fala o A. de uma certa "arrogância instintiva das ciências humanas" e diz que o cão tem consciência e que,nos seres humanos,18% da energia que consumimos todos os dias são gastos no funcionamento do cérebro. Apresenta uma definição de "inteligência",de Humphrey ("a capacidade de modificar o comportamento com base em inferências válidas a partir de evidências") e refere como características únicas dos seres humanos,a dança,a música,o humor e os preliminares sexuais. Conclui que "um indivíduo é único por causa da variabilidade genética que a reprodução sexuada gera no seu torneio perpétuo de xadrez com a doença."
Ao cabo e ao resto,o que sabemos da Natureza Humana ? Responde o A. : "conhecemos alguns fragmentos em pormenor e o contorno de algumas grandes partes,mas ainda nos aguardam enormes surpresas e os erros abundam. Nunca atingiremos uma compreensão completa da Natureza Humana."
......:::::::.....