NOTA 32 - " in ALFRED HITCHCOCK´S "

" in Alfred Hitchcock´s é um livro que comprei já há alguns anos,numa feira nos pavilhões da FIL,no Parque das Nações,em Lisboa,no stand 
da Cinemateca Portuguesa,conjuntamente com outros 7 livros de outros realizadores de cinema,integrados estes na colecção  "As Folhas da Cinemateca" e que são sobre:John Ford,Fritz Lang,George Cukor,Frank Capra,Federico Fellini,Luis Bunuel e Sergei Eisenstein.Talvez 
venha a dizer alguma coisa  sobre estes realizadores  mais tarde.Mas,por agora,fiquemos neste "in Alfred Hitchcock´s",que é uma
reedição fac simile,de setembro de 1999,editado pela Cinemateca Portuguesa -Museu do  Cinema,com a com autorização da Fundação
Calouste Gulbenkian,da 1ª edição que data de 1982,quando foi organizado pela Cinemateca Portuguesa e pela Fundação Calouste Gulbenkian,com o alto patrocínio das embaixadas Britânica e dos Estados Unidos da América,em Lisboa,no Teatro Municipal de S.Luís e
 no grande auditório da Fundação,de fevereiro a abril de 1982,um Ciclo Retrospetivo dedicado a Alfred Hitchcock 
Na altura,li este livro sobre Alfred Hitchcock.Agora,voltei a relê-lo e daí este pequeno artigo. Hitchcock é um dos mais populares e apreciados realizadores de cinema.Realizou 53 filmes de longa metragem,mas nunca ganhou o óscar na categoria "melhor realizador".Contudo,o seu
 filme "Rebeca",ganhou o óscar para "melhor filme" do ano,de 1940.Embora não tenha ganho nenhum óscar na categoria "melhor realizador",
cerca de um ano antes da sua morte e pouco depois da Rainha Isabel II de Inglaterra lhe ter dado o título de " Sir ",recebeu a 7/3/1979,o
mais alto galardão conferido a gente do cinema na América,o "Life Achievement  Award" do American Film Institute. Era o 4º realizador a 
ganhar tal prémio,depois de Jonh Ford,em 1973,Orson Welles em 1975, e Billy Wyler em 1976.
Mas,afinal,quem foi  ALFRED HITCHCOCK   ?
Nasceu em Londres a 13/8/1899,de seu nome completo Alfred Joseph Hitchcock,e faleceu em Los Angeles,USA,em 29/4/1980. Era o 3º filho de William Hitchcock,um negociante de galinhas,que vivia num bairro (Leyton) onde abundavam lojas de produtos alimentares(legumes e
 frutas). Talvez por isso,criou uma aversão a ovos,que durou pela vida fora. " Nunca na minha vida comi um ovo"-- afirmava Hitchcock.
A infância de Hitchcock parece ter sido um pouco solitária,marcada pela diferença de idade que o separava dos irmãos (William- 9 anos;Nellie- 7 anos;Hitchcock- 1 ano) e pela severidade do pai. " Sempre fui o mesmo e continuo a sê-lo.O contrário de uma pessoa expansiva.Não me lembro de ter tido nunca um companheiro de jogos.Brincava sozinho  e sozinho inventava as minhas brincadeiras".
Família católica praticante,da pequena burguesia,os Hitchcock lutaram arduamente pela vida,sem dificuldades ou facilidades económicas de relevo e sem grandes interesses culturais a não ser o teatro.Por volta dos 8 anos e até cerca dos 14 anos,Hitchcock foi aluno interno num colégio jesuíta,em Londres,o Saint Ignatins College,onde permaneceu até ao início da 1ª Guerra Mundial. Aí,acentuou os seus receios pela autoridade (os jesuitas aplicavam castigos corporais) e por fazer alguma coisa que fosse mal. Era,pois,um cumpridor.E também era um solitário.Não tinha amigos,não teve namoradas ("sabia que era feio") e era um aluno médio,com algum gosto pela Geografia. Em 1914 morreu o pai,tinha Hitchcock 14 anos.O irmão ficou á frente do negócio das galinhas. Por essa altura decidiu cursar Engenharia ("a única coisa que nunca me passou pela cabeça foi ser polícia") e matriculou-se na Escola de Engenharia e Navegação,onde estudou mecânica,electricidade,acústica e adquiriu alguns conhecimentos científicos.Mas,devido à necessidade de ganhar dinheiro para viver,por
volta de 1917 começou a trabalhar para a companhia telegráfica Henley,ao mesmo tempo que aprendia a desenhar,para o que se matriculou no curso de Belas-Artes da Universidade de Londres. Ficou isento do serviço militar devido ao facto de ser muito gordo. Por volta dos 20 anos,
o cinema já lhe interessava mais do que o teatro. Citava Chaplin,Griffith,os "Famous Players" da Paramount,Buster Keaton,Mary Pickford.
Mas, Alfred Hitchcock não era um intelectual. Nunca o seria pela vida fora. E começava o gosto de Hitchcock pelas histórias policiais.
Em finais de 1919,quando tinha 20 anos,soube,por acaso,que a Famous-Players-Lasky,da Paramount,ia abrir uma sucursal em Londres.
Ofereceu-se para desenhar as "vignettes" que á época rodeavam os intertítulos dos filmes mudos. Mostrou trabalho e foi contratado para chefe da secção dos Títulos. Aí começa o seu trabalho na " bizarra profissão " de fazer filmes,na qual facaria durante cerca de 60 anos.
Cerca de 2 anos mais tarde,os estúdios foram alugados ao produtor inglês Sir Michael Balcon que contratou Hitchcock como Assistente de Realização.Pouco depois Balcon perguntou a Hitchcock se ele gostaria de realizar um filme. "Nunca pensei nisso ",respondeu. Mas acabou
 por aceitar. Alma Reville,de quem já estava noivo,seria sua Assistente. Em fins de 1924 - com 25 anos - partiu para Munique com a equipa
 de filmagem. O filme chamar-se-ia " The Pleasure Garden " ( O Jardim das Delícias ) e seria o primeiro dos 53 filmes de Hitchcock,o mestre
 dos filmes de suspense. Agora,um parênteses para contar  DUAS  HISTÓRIAS :
1ª - " a única coisa que nunca me passou pela cabeça foi ser polícia " - porque terá dito isto  Hitchcock ?  Vamos dar-lhe a palavra :
" Quando tinha mais ou menos 6 anos,fiz qualquer coisa que o meu pai achou tinha que ser castigado. Não me lembro já o que é que fiz--com
seis anos não foi,com certeza,meter-me com a criada.Talvez tivesse roubado um tomate.Fosse o que fose o pai mandou-me para a esquadra
mais próxima com um recado escrito.O polícia de serviço fechou-me numa cela durante cinco minutos e disse-me:" é assim que se tratam os meninos maus " . Daí em diante nunca recuei perante nada que me pudesse evitar ser detido ou preso e ainda hoje fico sempre aflitíssimo diante da autoridade,sobretudo quando me aparece vestida de polícia ".
2ª - Alma Reville, a mulher que fizera com ele,há mais de 50 anos,um contrato vitalício-sem cláusulas- enquanto Mrs. Alfred Hitchcock :
" Foi necessário que ambos se encontrassem num navio batido por uma tempestade para que Hitchcock tivese,enfim,coragem de bater á porta do camarote e pedi-la em casamento : " o vento soprava em rajadas... o barco balançava tão violentamente que eu tinha que me apoiar
contra a porta cujos gonzos rangiam ( como em certos filmes de terror dos meus confrades ) para não perder o equilíbrio. Pensei que era mau presságio e estava já preparado para abandonar o terreno quando Alma me sorriu. Compreendi,então,que ela me aceitava."
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Após a realização do " Jardim das Delícias " , Balcon encomendou-lhe imediatamente nova obra: The Mountain Eagle ( A Águia da Montanha)
uma co-produção anglo-americana,filmada no Tirol. É o único filme de Hitchcock que se perdeu. No início de 1926,Hitchcock e Alma,que fora assistente das suas primeiras obras,voltaram a Inglaterra e começaram a preparar o terceiro filme, "The Lodger" ( O Hóspede ), " the first
Hitchcock picture" no dizer do seu autor. " The Lodger " ,o primeiro filme de suspense do homem que pelo "suspense" se imortalizaria,é
também o primeiro filme  em que Hitchcock se filma a si próprio,no que mais tarde se tornaria uma imagem de marca da sua obra.
Depois de "The Lodger",seguem-se: 1927 - Downhill (O Declive); Easy Virtue (Virtude Fácil); The Ring (O Anel); 1928- The Farmers Wife ( A Mulher do Lavrador); Champagne (Champanhe);1929- Harmony Heaven (Céu Armonioso); The Manxman ( Pobre Pete); Blackmail (Chantagem);1930- Elstree Calling ( Elstree Chama); Juno and The Paycock (Juno e o Paycock);Murder (Assassino);Mary (Maria)-versão
alemã de "Murder";1931-  The Skin Game (A Fraude);1932- Rich and Stange (Rico e Estranho);Number Seventeen( Número Dezassete);
Lord Cambers Ladies (As Mulheres de Lord Camber);1933-  Waltzes from Vienna (Valsas de Viena);1934- The Man Who New too Much
(O Homem que Sabia Demasiado);1935- The Thirty-Nine Steps (Os 39 Degraus);1936- The Secret Agent ( Os 4 Espiões);Sabotage
(Á 1 e 45 );1937-  Young and Innocent (Jovem e Inocente);1938- The Lady Vanishes ( Desaparecida);1939- Jamaica Inn ( A Pousada
da Jamaica);1940- Rebecca ; Foreign Correspondent ( Correspondente de Guerra); 1941- Mr. and Mrs. Smith (O Sr. e a Srª Smith);
Suspicion ( Suspeita ); 1942- Saboteur (Sabotagem); 1943- Shadow of a Doubt ( Mentira); Lifeboat (Um Barco e Nove Destinos);
1944-  Bon Voyage ( Boa Viagem ); Aventure Malgache ( Aventura Malgache); 1945-  Spellbound ( A Casa Encantada); 1946- Notorious
( Difamação); 1947-  The Paradise Case ( O Caso Paradise); 1948- Rope ( A Corda ); 1949- Under Capricorn ( Sob o signo de Capricórnio)
1950- Stage Fright ( Pavor nos Bastidores ); 1951- Strangers on a Train ( O Desconhecido do Norte Expresso);; 1952- I Confess ( Confesso)
1954- Dial M for Murder ( Chamada para a Morte ); Rear Window ( Janela Indiscreta ); 1955- To Catch A Thief ( Ladrão de Casaca );
1956- The Trouble with Harry ( O Terceiro Tiro ); The Man Knew Who Too Much ( O Homem que Sabia Demais) ; 1957- The Wrong Man
( O Falso Culpado ); 1958- Vertigo ( A Mulher Que Viveu Duas Vezes ); 1959- North By Northwest ( Intriga Internacional ); 1960- Psycho
( Psico ); 1963-  The Birds ( Os Pássaros ); 1964- Marnie; 1966- Torn Curtain ( A Cortina Rasgada ); 1969- Topaz ( Topázio ); 1972 - Frenzy
( Perigo na Noite ); 1976- Family Plot ( Intriga em Família ).
Alfred Hitchcock considera " Champagne " o pior filme que provavelmente fez  e " Janela Indiscreta " era o seu filme favorito.
Em Junho de 1939,com cerca de 40 anos,Hitchcock parte para Holywood,onde iria viver outros 40 anos,tendo-se naturalizado americano.
A sua única filha Patrícia Hitchcock apareceu duas vezes em filmes do pai.
Segundo João Benard da Costa,as suas obras supremas são: Shadow of a Doubt ( Mentira ), Notorious ( Difamação ), A Janela Indiscreta;
Vertigo ( A Mulher Que Viveu Duas Vezes ) e  Os Pássaros.
Para além dos filmes de longa metragem,Hitchcock realizou curtas metragens e muitos filmes para televisão ( o total destes filmes perfaz 365)
séries essas que fizeram mais pela sua popularidade na América,do que todos os seus filmes de longa metragem juntos e,parece,ter-lhe
dado também mais dinheiro do que eles. Em 1965,quando decidiu vender todos os seus direitos á MCA, Hitchcock tornou-se dos homens
mais ricos da América.
...................................... Pela minha parte,quando há uns anos atrás,vi e gravei cerca de 1.500 filmes,os do Hitchcock também cá estão.
Na sua ficha encontram-se 26 dos seus filmes,cerca de 50% da sua produção. Não é mau para alguém que do cinema apenas se lembra
de gostar de ver uns filmes no S. Jorge,no Quarteto,no Apolo 70,no Monumental,ou,quando era mais novo,de vez em quando,aqui no
Cine-Teatro João Mota,em Sesimbra.
" In Alfred Hitchcock " é um livro de formato grande,óptima encadernação,magníficas ilustrações de Hitchcock,dos seus filmes e dos actores
e possui textos de João Benard da Costa,Maurice Yocower,Luís Noronha da Costa e João Alves da Silva,entre outros.
Para quem gosta de cinema e,principalmente,para quem gosta do cinema de Alfred Hitchcock é,sem dúvida,uma excelente "prenda ".