NOTA 150 - SAPIENS - de Yuval Noah Harari

1 - Terá a História uma direção ? A resposta é sim. A História move-se em direção à unidade.

2 - A transição de muitas pequenas culturas para algumas grandes culturas e,por fim,para uma única sociedade global foi,provavelmente,o resultado inevitável das dinâmicas da história da humanidade.

     3 - O domínio "Sapiens" na Terra produziu,até agora,pouco de que possamos orgulhar-nos.

.......................................:::::::::::::::::::::............................

"SAPIENS - História Breve da Humanidade",de Yuval Noah Harari,é um livro editado em 2013 e que tem esta 9ª edição portuguesa,de Novembro de 2017.É um livro sobre o caminho percorrido pela Humanidade até agora,com destaque para os últimos 70.000 anos,com a revolução cognitiva,levada a cabo pelo "homo sapiens".O livro conta como 3 importantes revoluções moldaram o curso da História: a Revolução Cognitiva,há cerca de 70.000 anos;a Revolução Agrícola,há cerca de 12.000 anos;e a Revolução Industrial iniciada há apenas 500 anos.

 O autor do livro - Yuval Noah Harari - é historiador,investigador e professor de História do Mundo,na Universidade Hebraica de Jerusalém,sendo doutorado em História pela Universidade de Oxford.

Os seres humanos evoluiram,inicialmente,na África Oriental,há cerca de 2,5 milhões de anos,e há 2 milhões,alguns desses homens e mulheres arcaicos deixaram a sua terra natal,viajando e instalando-se em vastas áreas do norte de África,da Europa e da Ásia e evoluiram para várias espécies distintas : homo neanderthalensis,homo erectus,homo soloensis,homo florensis,homo denisova,homo rudolfensis,homo ergaster e,por fim,"a nossa própria espécie-que,sem qualquer modéstia,batizámos de Homo Sapiens,o "Homem Sábio". O preço do pensamento foram os cérebros grandes,mas a tolerância não é uma característica do "sapiens",que conquistou o mundo graças,acima de tudo,à linguagem.Só há 70.000 anos os sapiens começaram a invadir todo o planeta e a empurrar para a extinção as outras espécies humanas,tendo chegado à América há 16.000 anos.O "homo sapiens" extinguiu 1/2 dos animais de grande porte e o A. fala em 3 vagas de extinção: a 1ª vaga acompanhou a disseminação dos recoletores;a 2ª vaga a dos agricultores;e a 3ª é provocada pela actividade industrial. Há 10.000 anos dá-se a "revolução agrícola": do nascer ao pôr do sol,os seres humanos deitaram sementes á terra,regaram plantas,conduziram ovelhas,mas,apesar do tempo passado até agora,ainda não há um instinto de cooperação em massa. O 1º Império surgiu no Egipto,por volta de 2250 a.C.,com Sargão,o Grande,que forjou o Império Acadiano,seguindo-se,entre outros,o Império Assírio Tardio,o Império Babilónico,o Império Persa,o Império Chinês com a dinastia Qin,em 221 d.C.,o Império Romano ao qual se seguiram passados uns séculos,o Império Português(a língua portuguesa é uma língua imperial-diz o a.),o Império Espanhol,o Império Francês,o Império Inglês,e,mais tarde,o Império Soviético e o Império Americano. 

Os livros sagrados começaram por ser obras orais,e a História não é justa,nem injusta.É História.Embora vá numa direção:move-se em direção á unidade.E aí,o autor fala num "governo global". 

O dinheiro é o maior conquistador da História e a religião o 3º unificador de Humanidade. Com a Revolução Científica,a partir do ano 1500 d.C.,a História fez a sua maior escolha,alterando o destino da humanidade e da própria vida da Terra. E aí,Portugal teve um papel importante, com os Descobrimentos Marítimos. Vasco da Gama,Fernão de Magalhães e outros,são citados várias vezes pelo autor. Sobre Fernão de Magalhães,diz a dado passo o seguinte:"Antes do séc.XVI nenhum ser humano tinha circun-navegado a Terra.Isso mudou em 1522,quando os navios de Magalhães regressaram a Espanha depois de uma viagem de 72.000 km.Foram precisos 3 anos e custou a vida de quase todos os membros da expedição,incluindo Magalhães."  

Já não existem culturas autênticas graças a uma torrente de influências globais e o A. fala em religiões políticas,como o comunismo soviético ou o capitalismo("a mais bem sucedida de todas as religiões modernas"),e o nacionalismo é visto por alguns como a praga mais mortífera que se espalhou pelo mundo nos sécs. XIX e XX. E há que contar com os desvios inesperados que por vezes a História segue. Qual o livro mais importante da história moderna ? O A. diz que é Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural,de Isaac Newton,onde é apresentada uma teoria geral do movimento e da mudança,que explica e prevê os movimentos de todos os corpos do Universo. E diz que a pobreza é vista cada vez mais como um problema técnico sobre o qual se pode intervir,enquanto o principal projecto da Revolução Científica é dar vida eterna à humanidade. Apesar de todos os conflitos,as últimas sete décadas foram as mais pacíficas da história humana - e por grande margem,refere o A. -, sendo a mudança incessante a característica base da sociedade moderna. A História move-se em direção á unidade.Mas,para onde vai ? Yuval Harari diz que "estamos no limiar tanto do Céu como do Inferno,movendo-nos nervosamente entre o portão de um e a antecâmara do outro,e uma série de coincidências poderá lançar-nos em qualquer das direções." 

A Ordem Imaginada,moscas espiãs biónicas,os "ratings" dos países,o "busílis" do capitalismo,o desígnio inteligente,a engenharia genética,o que é a felicidade,os consumidores e os adeptos do Benfica,a imortalidade,a economia,sobre a qual ainda não foi dita a última palavra,as funções do sistema político,etc.,são alguns de outros temas que Harari aborda neste seu magnífico livro.

................... "SAPIENS - Breve História da Humanidade",de Yuval Noah Harari,uma brilhante análise da evolução do homem na Terra e do seu impacto no planeta. Leitura imprescindível !