Página inicial > NOTA 145 - SEBASTIÃO RODRIGUES SOROMENHO - Um Navegador de Sesimbra - de Carla D. Piedade
NOTA 145 - SEBASTIÃO RODRIGUES SOROMENHO - Um Navegador de Sesimbra - de Carla Delgado de Piedade
1 - Soromenho regista de forma detalhada a costa da Califórnia - e Jaime Cortesão,elogiando esse trabalho,chama-lhe "o primeiro roteiro objectivo das costas ocidentais dos EUA".
2 - O seu feito inscreve-o entre os maiores navegadores do Pacífico.
..........................................:::::::::............................
"Sebastião Rodrigues Soromenho - Um Navegador de Sesimbra",de Carla Delgado de Piedade,é um pequeno livro,com 90 e poucas páginas,editado em 2008,pela Câmara Municipal de Sesimbra,e que se encontra à venda na respectiva Biblioteca Municipal. Reproduz,em parte,a tese de mestrado que a autora-Carla Delgado de Piedade-apresentou na Faculdade de Letras de Lisboa,e que foi premiada pela Academia de Marinha.
Como o título dá a entender,trata-se neste livro de falar sobre Sebastião Rodrigues Soromenho (em espanhol,Sebastian Rodriguez Cermeño),um navegador português,nascido em Sesimbra,e que,durante cerca de 20 anos,entre 1582 e 1602,foi piloto e capitão das carreiras da Índia e da China,sob as ordens do rei Filipe I de Portugal(Filipe II,de Espanha).
É o próprio Soromenho que diz no seu testamento " cicinbra donde yo naci ".Certo é que a família se fixou,não só em Sesimbra,mas também em Lagos,no Algarve,lugar de onde a mulher,Beatriz Afonso,era natural.
Desde 1582 exercia o cargo de piloto na carreira das Índias Orientais,e ia a bordo no navio "Santa Ana" quando foi atacado pelo corsário inglês Thomas Cavendish,mas,escondeu-se e não foi feito prisioneiro,pois Cavendish queria levá-lo consigo.Ajudou depois na reparação dos destroços do "Santa Ana" e na sua condução até ao porto de Acapulco. Foi piloto maior da armada que levou Santiago de Vera para as Filipinas,para exercer o cargo de presidente da real audiência,instituida por decreto de 5/5/1583. De salientar a importância que o prosseguimento da exploração e registo cartográfico da costa do Pacífico tinha para a consolidação do império ultramarino filipino. E Soromenho foi considerado um piloto competente e capaz de cumprir o arrojado empreendimento de proceder ao reconhecimento da costa da Califórnia. Assim,na sua expedição mais emblemática,ao longo das costas da Califórnia,Soromenho larga de Acapulco a 21/3/1594,a bordo do "San Pedro",e chega a Manila no mês de Junho. Aí,como o navio estava em mau estado,é substituido pelo "San Agustin",que parte do porto de Cavite,a 5/7/1595. Soromenho regista de forma detalhada a costa da Califórnia.(O historiador Jaime Cortesão,elogiando esse trabalho,chama-lhe "o primeiro roteiro objectivo das costas ocidentais dos EUA). A 6/11/1595 chega à baia a que dá o nome de S.Francisco e,quando fazia uma exploração por terra,uma grande tempestade afundou o navio "San Agustin" na baia. Devido a essa adversidade,a viagem prosseguiu noutra embarcação,o "San Buenaventura",e inicia o difícil caminho de regresso da sua heróica e difícil viagem,que termina a 24/5/1596. Soromenho praticou a navegação costeira e o seu feito coloca-o como um dos maiores navegadores do Pacífico,embora,devido ao infortúnio com o naufrágio do "San Agustin",a procura de um porto capaz de servir de apoio às naus da rota de Manila não foi bem sucedida. Em relação ao Cabo Mendocino,para a A. deste livro,Carla Piedade,o descobridor foi um outro navegador português,João Rodrigues Cabrilho,que entre 1542/3 percorreu essa mesma costa. Soromenho terá feito "um novo descobrimento",de um cabo identificado 50 anos antes.(2) Aliás,a viagem de Soromenho não foi um acto isolado.É um capítulo essencial na política de afirmação da presença espanhola na região. Não fora o naufrágio do "San Agustin",a expedição de Soromenho teria tido "um manancial de dados muito superior". Carla Piedade faz referência às viagens de João Rodrigues Cabrilho,em 1542,e à viagem de Sebastian Vizcaíno,em 1602.
De salientar a homenagem feita a Soromenho,pelos Estados Unidos,durante a Segunda Guerra Mundial,quando baptizaram um dos navios da série "Liberty" com o nome "Sermenho" (1) - lançado à água em Sansalito,onde terá sido construido o primeiro barco europeu,ou seja,a embarcação feita por Soromenho e a sua tripulação após o naufrágio.
Apesar da distância e dos 20 anos passados longe,Soromenho nunca quebrou os laços afectivos com Portugal,com Sesimbra,com Lagos e com a mulher Beatriz Afonso. No seu testamento,de 1602,redigido na Cidade do México,deixa os seus bens a sua mulher Beatriz Afonso,se fôr viva,ou então,às Santas Casas da Misericórdia de Lagos e de Sesimbra,metade para cada. Como diz Carla Delgado de Piedade,Soromenho "cuidou de incluir a sua mulher no testamento,bem como as obras piedosas da Santa Casa da Misericórdia.Nisto Sebastião Rodrigues Soromenho não se distingue de centenas de outros portugueses para quem as rotas da Índia,Extremo-Oriente ou do Novo Mundo eram os degraus necessários para a ascensão social e fortuna. O seu feito,porém,inscreve-o entre os maiores navegadores do Pacífico.
..........................:::::.............
"Sebastião Rodrigues Soromenho - Um Navegador de Sesimbra", de Carla Delgado de Piedade,um estudo que aclarou muito do que havia para saber da biografia e das viagens deste piloto de Sesimbra,que passou mais de vinte anos por mares longínquos,mas nunca perdeu o sentido da ligação à sua terra - como diz,no prefácio,Francisco Contente Domingues.
(1) - Por seu lado,diz Joaquim Preto Guerra (Rumina) ,na pág. 121ª do seu livro "Estudos Históricos e Outros Escritos" : " Com o nome de "Sebastião Cermenho" foi lançado à água,em 5 de Maio de 1943,nos estaleiros de Sausalito,nos Estados Unidos,um barco mercante de 10.500 toneladas,pretendendo-se assim honrar o nome deste nosso patrício.
(1-A) - "Classe Liberty" é uma classe de navios de carga construidos nos USA durante a 2ª Guerra Mundial. Em 17 estaleiros dos USA construiram-se 2751 navios do tipo "Liberty" entre os anos de 1941 e 1945. É a maior classe de navios construidos em todos os tempos.(wikipedia.org)
(2) - Diz-se na wikipedia que " O cabo Mendocino foi descoberto pelos espanhóis em março de 1543 na 1ª exploração da costa leste americana que partiu de Jalisco em 1542. A frota era comandada pelo bilbaino Bartolomé Ferrelo,que tinha sucedido no comando João Rodrigues Cabrilho,que morreu em 3 de janeiro daquele ano na ilha de San Miguel,Califórnia.