NOTA 100 - O QUE É O OCIDENTE ? - de Roger-Pol Droit
O Ocidente é uma região do mundo ? É a Europa ? A América ? Ambas ? Ou o conjunto dos países ricos ?
Será uma forma de organização social ? Um sistema económico ? Uma moral ? Uma religião,um modo de
vida,um estado de espírito ? Actualmente,onde fica o Ocidente ? Numa parte circunscrita do globo ? Ou
ter-se-á tornado mundial ?
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Sob o ponto de vista estritamente geográfico,Ocidente é " o lado onde o Sol "cai",ou seja,a direcção onde
ele se põe. Também conhecido por "o Poente",o sítio onde o Sol termina o seu trajecto todos os dias.
Contudo,para o autor deste livro - o filósofo francês Roger Pol-Droit - o sentido de "Ocidente" que é analizado
é mais amplo e inclui a vertente política e social. E este sentido amplo,tem mudado com os tempos.
"Ocidente" começa por se diferenciar de "Oriente" a partir da Grécia. Do lado este,os gregos tinham a Pérsia,
o actual Irão,a costa da Ásia Menor,a actual Turquia mediterrânica e,para lá do Mar Negro,os primeiros
contrafortes do Cáucaso e da Ásia Central. Eis o "Oriente" para eles. A oeste,no lado que se virá a chamar
"Ocidente",ficam a Itália,a Sicília,a Espanha,a Gália,o conjunto das terras que separam a Grécia da outra
margem do Mediterrâneo e,mais longe ainda,as que separam o Mediterrâneo do Atlântico. Eis o que começou
por ser,geograficamente falando,o "Ocidente",que coincidiu durante muito tempo com a actual Europa Ocidental.
Mas o Ocidente deixou de ser apenas uma questão de lugar. A partir da Idade Média,era cristão de rito católico,
e o Oriente,apesar de também ser cristão,era derito ortodoxo. E a situação voltou a mudar com as conquistas
árabes e,mais tarde,com o domínio do Império Otomano. Ao Ocidente cristão opunha-se,desta vez,um Oriente
muçulmano. Por isso,mais do que uma região " o Ocidente é uma forma de sociedade,um conjunto de convicções
e de atitudes que definiram a sua história e apoiaram a sua expansão." A religião,a política,a ciência,a filosofia,
a economia e as artes devem ser consideradas,caso queiramos compreender aquilo a que se chama "Ocidente".
A partir da Idade Média,Ocidente e cristandade acabam por se confundir. Ser ocidental significa ser cristão.
Mas,o Ocidente tem mudado ao longo dos séculos. Por volta do ano 1.000 a Europa Ocidental era uma região
pobre e ignorante,quando comparada com algumas civilizações então existentes,como a China,a Índia e alguns
países árabes. Mas,a partir do séc. XV ,com o Renascimento e depois com os tempos modernos,o Ocidente
passa a controlar o comércio mundial e essa expansão económica está ligada à chegada do ouro e da prata
trazidas da América Latina e á invenção dos sistemas bancários,mas também é devida ás grandes descobertas
científicas,à invenção de novas técnicas e ao desenvolvimento progressivo dos transportes e da indústria.
Assim,o Ocidente torna-se sinónimo de ciência,de máquinas,de indústria e ainda de conquistas,de colonização,
de exploração,de massacres,e o seu novo poder permite-lhe,do séc.XVIII ao séc. XX,estender o seu domínio
sobre praticamente todo o planeta.
Por isso,a partir do séc.XIX,o "Ocidente" já não é apenas a Europa. São também os Estados Unidos,o Canadá,
a Austrália,mas também outros países que,de um ponto de vista técnico e comercial,tal como do ponto de vista
do seu modo de vida,estão inteiramente ocidentalizados,como o Japão ou a Coreia do Sul. Assim,a localização
geográfica já não faz grande sentido. O Ocidente mundializou-se em grande escala ao ponto de o podermos
encontrar actualmente em países da Ásia e do Extremo Oriente. E,além do Japão e da Coreia do Sul,é preciso,
a partir de agora,juntar essas grandes potências económicas em desenvolvimento que são a China e a Índia.
Pergunta,pois,Pol Droit : hoje em dia,o que significa "Ocidente" ? E responde : " Ocidente" acabou por designar
cada vez menos um lugar e cada vez mais um tipo de sociedade. Actualmente a palavra evoca,antes de mais,
desenvolvimento técnico e modernidade,riqueza em oposição a pobreza,consumo em oposição a carência.
Ou ainda Norte em oposição a Sul. Porque a última evolução do Ocidente acabou por lhe dar inclusivamente
outro lugar : o Norte em vez do Oeste !
Roger-Pol Droit também fala da "face sombria" do Ocidente,durante a qual "há uma longa lista de horrores
perpretados,de povos aniquilados,de dores infligidas á humanidade pelo Ocidente,e diz que,hoje em dia,o
combate a travar é fazer com que o Ocidente actue mais de acordo com os valores que ele próprio promove.
Roger-Pol Droit coloca Portugal como um dos principais países do Ocidente que " conquistaram e colonizaram
as terras e as riquezas da África,da América Latina,da Ásia,da Península Indochina até á Malásia e á Austrália..."
e apresenta 3 traços que,na sua opinião,caracterizam o Ocidente : 1 - A Universalidade ; 2 - O gosto pela novidade ;
3 - A crítica,a dúvida,a análise dos dogmas e das crenças.
E termina o seu livro com a pergunta. Actualmente,o Ocidente tem de ser defendido ?
Eis a sua resposta : " Se "Ocidente" significa actualmente a ideia sem fronteiras de uma modernidade em
constante evolução,em que os poderes políticos e religiosos estão separados,em que as liberdades fundamentais
estão garantidas e a igualdade entre sexos proclamada,em que a democracia é mais do que uma simples palavra,
então é preciso defender o Ocidente. Porque esse Ocidente não é um país,nem sequer uma civilização,mas sim
uma direcção de espírito - aquela em que o espírito,ao contrário do Sol,se recusa a desaparecer no horizonte.
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" Comment vont les Choses " - assim se chamava o espectáculo de Roger-Pol Droit que esteve em cena no
Théatre du Rond Point (cfr.roger-pol droit/facebook). E o seu site (www.rpdroit.com) faz referência a vários
dos livros que escreveu e dá conta da sua actividade profissional.
- "Como vão as coisas" com o "Ocidente" ?!
Não se pode dizer que não existam problemas. Embora,olhando para o restante mundo ...